sábado, 25 de agosto de 2012

Conto da semana, de Pierre Mejlak


Uma história muito curta, que pode ser lida em inglês aqui,  esta do escritor Pierre Mejlak (1982). Não à toa, integra a edição de dezembro de 2011 do site WWB, dedicado ao fantástico. Aqui, uma menina constroi o mundo - literalmente. A menina sonhadora cria não apenas um universo como toda criança - e me lembro de também ter criado países, cidades; e me lembro que tenho feito isso ultimamente com JF. Cada um inventa uma ilha com mais montanhas altíssimas, florestas fechadas etc.

A menina do conto - At Livia's Bar - constroi diversas cidades, cidades perfeitas, com uma escola circundada por um jardim de macieiras, uma universidade, um hospital, campo de futebol, igreja, lojas, aeroporto... Mas dessa vez, nos conta Mejlak, ela começa sua cidade com um grande círculo. Começou com um pequeno bar, onde muitos se reúnem à noite; os estudantes sempre pedem um drink especial a Livia, uma morena de Porto Alegre - isso mesmo; do Brasil.

Um conto de menos de duas páginas e que termina de forma surpreendente. Numa primeira leitura, talvez até um pouco confusa: Lívia sempre encontra um sujeito careca - que ela adora - que depois de tudo retorna para sua casa e encontra sua filha dormindo - segurando justamente um mapa com meia cidade construída... a criança, ao desenhar, cria o seu próprio  universo...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário