Pular para o conteúdo principal

Os Melhores de 2011 e perspectivas para 2012

Já que todo mundo faz listas, aqui vai a minha:

FICÇÃO

Para mim, do que li ano passado, destaco o remorso de baltasar serapião, de valter hugo mãe, Dublinesca de Vila-Matas, HHhH, de Laurent Binet e A Sense of an Ending, de Julian Barnes. 
A reedição das Recordações de Isaías Caminha, de Lima Barreto também me fez voltar ao grande autor carioca depois de mais de 20 anos. E O Dom do Crime, de Marco Lucchesi, que na verdade é de 2010 mas que li em 2011.

NÃO FICÇÃO

A Lebre dos Olhos de Âmbar, de Edmund de Waal, que havia lido na versão Kindle; a biografia de Fernando Pessoa, de José Paulo Cavalcanti Filho, e os livros do Solomon Volkov, sobre a cultura russa (ainda não editados por aqui mas já disponíveis no Kindle).

Concorda com a lista? Acha-a absurda?

Para 2012, as duas grandes notícias de janeiro: consegui o Guerra e Paz da Cosac Naify; a Saraiva não conseguiu me enviar, mas a Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, não me decepcionou - comprei a edição há cerca de duas horas.

E, na última quinta-feira de 2011, chegou-me a História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux. São meus dois grandes projetos para 2012, com direito a muitos posts.

Comentários

  1. Concordo: ficção ( O Dom do Crime ) e não ficção (A lebre...). Planos para 2012, já iniciados neste ultimo bimestre: a revisão dos grandes filmes italianos dos anos 40 a 70 disponiveis na integra e (quase todos) legendados no YTb. Ettore Scolla,Comencini,Dino Risi,Pietro Germi,Steno,Visconti,Castellani,De Sicca,Rosselini estão todos lá. Aproveitem antes que a sopa acabe... E.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.