Pular para o conteúdo principal

o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe



“o meu pai pagava ainda a ousadia de se chamar afonso. afonso segundo um rei, mas sobretudo em semelhança ao senhor da casa a que servíamos, uma ousadia disparatada, um sarga chamado afonso, um verdadeiro familiar da vaca como se viesse de rei. quem não tinha do que se honrar, que diabo honraria aludindo a tal nome, perguntavam as pessoas ocupadas com nossa  vida. dom afonso, o da casa, era-o por herança e vinha mesmo das famílias de sua majestade, com um sangue bom que alastrava por toda a sua linhagem. nobres senhores do país, terras a perder de vista, vassalos poderosos, gente esperta das coisas do nosso mundo e de todos os mundos vedados. por isso, esqueciam-se quase sempre de que ele, o meu pai, se chamava afonso, e só lhe chamavam sarga, o da sarga, como ele e ela, como um casal. à minha mãe chegavam a dizer que fora à vaca que ele fizera os filhos, e ela revoltava-se. era sempre ela quem barafustava furiosa até que o meu pai viesse e impusesse o juízo e a calma” (p. 13).

Este é o primeiro livro do autor português nascido em Angola publicado no Brasil. Desconfiei muito dele: pontuação, digamos, “própria”; abolição de maiúsculas (o próprio autor escreve seu nome desta forma), tudo com cara de um livro ininteligível, daqueles que a linguagem é mais interessante que o enredo.

Mas não é. Como o autor mesmo disse, esta técnica por ele usada tem como objetivo imprimir uma velocidade ao texto, aproximando-o da narrativa oral (a linguagem do livro é popular e antiga).

Neste ambiente miserável, a vida é dominada pelo senhor do castelo, dom afonso, que tem predileção pelas moças bonitas. A família serapião é conhecida como os sargas (uma vaca de estimação); é tamanho o carinho que tem pelo animal que não apenas são conhecidos como os sargas, como há entre as pessoas a convicção de que os filhos do Afonso o são com ela, e não com a esposa do aldeão. Afonso tem três filhos: baltazar, aldegundes e brunilde, que vivia prestando “favores” a dom afonso. seu amigo, Dagoberto, procura se satisfazer com Teresa diaba – como todo o povoado, aliás.

Baltazar casa-se com a mais bela que já existiu, ermesinda. No entanto, as constantes visitas que dom afonso exige que ela lhe faça acabam por enlouquecer o próprio marido, com seu ciúme absolutamente paranóico. Como em Dom Casmurro, não há em momento algum a revelação da traição.

O tema central, no entanto, não é o ciúme, mas a violência doméstica. O pai de baltazar matou sua mãe. O próprio baltazar irá destruir a beleza de ermesinda, movido pelo ciúme descontrolado – pus a mão na cara de ermesinda e prometi arrancar-lhe olho algum se me pesasse a cabeça dia inteiro passado. Dona Catarina, como Baltazar mergulhada em ciúmes, ainda se pode dar ao “luxo” de humilhar as mulheres que ficam com seu marido – expediente que não está disponível a Baltazar. Este, por sua vez, via-se na missão de educar ermesinda. Amar tanto a mulher que “lhe parte a pancadas” não é algo que tenha ficado para os livros de História medieval...

O livro rendeu ao autor o Prêmio Literário José Saramago de 2007. Na Flip de junho, em Paraty, será lançado a máquina de fazer espanhóis. Parece que, com a morte de Saramago (fã deste livro, por sinal) abriu-se espaço, nas editoras brasileiras, para a nova geração de autores portugueses, até então desconhecidos por estas bandas.

Comentários

  1. Vale a pena ir ao site www.valterhugomae.com

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que ao comentar um livro, sejam informados a editora , o numero de paginas e a data da edição quando possíveis.

    ResponderExcluir
  3. Este livro reune horro e poesia em tempo espaço imaginado nas bordas do pré- humano. Achei genial. Muito bom seu comentário sobre valter hugo mãe e sua obra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.