quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conto da semana - Flaubert

 
O conto da semana é de Flaubert: Passion et Vertu, escrito em 1837 (aos 16 anos) e pouco lembrado (somente foi publicado em 1910) é considerado por muitos um esboço do que viria a ser sua obra maior, Madame Bovary. Talvez este seja o maior interesse que o conto desperta, principalmente para a crítica. Para muitos, ainda, o enredo é baseado em um caso judicial da época. Flaubert estudou Direito, mas desistiu de tudo para se dedicar exclusivamente à literatura.

Mazza Willers é uma mulher casada e mãe de dois filhos mas, como diz o autor, la vertu s’evapore bien vite au sourire d’une bouche q’uon aime... E eis que é seduzida por Ernest Vaumont, um verdadeiro Don Juan, que irá abandoná-la, fugindo para a América (sempre ela... no caso, para o México...).

E não quer saber de suas cartas melosas (atrapalhando o seu trabalho), agora que vive numa bela casa, e a aconselha a esquecê-lo. Para falar a verdade, está mesmo é interessado na filha do diretor da empresa, uma charmante personne de 17 ans, son père a soixante mille livres de rentes, elle est fille unique, elle est douce et bonne..., com quem se casará em um mês.

O desfecho é previsível...

Um comentário: