quinta-feira, 5 de maio de 2011

La Belle et La Bête - Jean Cocteau




Desde fevereiro, quarta-feira é dia de estudar francês. Terminei o curso na Aliança Francesa do Rio em 1994. Só agora consegui retomar os estudos, com aulas particulares, aqui em Belo Horizonte, com o professor Jandir Correa, que possui uma coleção incrível de filmes franceses.

Dessa coleção, emprestou-me o DVD da adaptação, por Jean Cocteau (1946), do conto escrito por Mme. Leprince de Beaumont. Com Jean Marais e Josette Day.

Parece haver algo do teatro em diversos aspectos, como as estátuas e os candelabros humanos. O espelho é outro objeto marcante - uma janela entre o mundo do palácio e o "real". Esta janela é fisicamente atravessada com o uso da luva, pela Bela. Estas cenas, além daquelas que a mostram atravessando o corredor (atmosfera que só os filmes preto e branco conseguem produzir), são as que mais me chamaram a atenção.



Aqui os personagens adquirem um tom definitivamente mais "adulto", bem diferente da versão hoje por todos conhecida da Disney.

5 comentários:

  1. Jean Cocteau e Jean Marais fizeram sucesso logo após a guerra,embora juntos com Sacha Guitry (diretor) fossem acusados de colaboracionismo. Mas a era pré-Brigite Badott, teve astros como Gerard Philipe, morto precocemente (vale a pena ver "La Ronde" se seu professor tiver),Jean Gabin e as desejáveis (na épca) Michelle Morgan, Arletty e outras que o tempo apagou.

    ResponderExcluir
  2. Fabio,

    Estou na fila do filme e vi que deve valer a pena! Abç!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia seu blog, estou lendo aos poucos. Confesso que desconheço a maior parte dos livros e filmes que vc cita, apesar de ler muito e adorar cinema. Mas creio que fomos por vertentes diferentes (fiz Letras Anglo- Portuguesas, então meu enfoque foi mais na literatura brasileira, inglesa e norte-americana). Também fiz aulas de francês,mas não o suficiente para entender sem legendas, infelizmente, nem mesmo "Os guadardachuvas do Amor"...
    Liz

    ResponderExcluir
  4. Liz, bem-vinda ao blog. Também estou visitando o seu aos poucos. Abraço, Fabio.

    ResponderExcluir
  5. Lá ronde esta no you TUBE. De Mac ophulus com gerardes phillip, danielle daríeis e Simone dig. pret. Exemplo marcante de, uma época do cinema francês. Estou mandando o link

    ResponderExcluir