sábado, 31 de agosto de 2013

Conto da semana, de Ryunosuke Akutagawa


A Biblioteca vai ao Japão para trazer o conto da semana, que li pela primeira vez no Mar de Histórias.  Aqui, uma outra versão, em português.

Ryunosuke Akutagawa (1892-1927) é tido como o pai do conto japonês. Este Num Bosque é mais conhecido pelos cinéfilos através da obra-prima de Kurosawa - Rashomon. Um estupro e um homicídio ocorrem no tal bosque, e o comissário de polícia toma diversos depoimentos. Cada um com sua versão - cada um com um interesse que dirige sua versão. Tajomaro, o estuprador; Massago, a vítima de Tajomaro e que afirma que não consentiu com o crime, bem como teria matado Takehiro, o marido desonrado, a pedido do próprio. 


Cada depoimento é bastante convincente, e somos sempre levados a crer na veracidade dos relatos. Até que chegamos ao último - e definitivo? - depoimento... o de Takehiro.

Um comentário:

  1. De Martin Ritt (1964) "The outrage" é um dos muitos filmes baseados em Acutagawa. Em Roshmon começa a grande parceria entre Kurosawa e seu grande ator Toshiro Mifune (Os 7 samurais, entre dezenas de filmes).E

    ResponderExcluir