sábado, 18 de fevereiro de 2012

Conto da semana, de Vera Helena Rossi



É de Vera Helena Rossi, do livro Mind the Gap (Editora Patuá, nossa parceira) o conto da semana – As caixas de papelão da família A. Almeida.

Nossa casa, como se espera de uma casa, abriga um lugar por vezes sombrio, onde é guardado nosso passado, talhado em papeis, quinquilharias, objetos inúteis e mais um sem número de peças inutilizadas do cotidiano. Mantemos o local [que se resume a várias caixas de papelão desequilibradas no quarto dos fundos] intocável, atordoados com a sua existência, que, ainda assim, se exibe diariamente contra nossa vontade.

É claro que esse lugar não se resume às caixas de papelão; são memórias que de alguma forma assombram toda a família, um verdadeiro depósito de ontens (grande expressão).

Parece que todos na casa tem um grande respeito pelo depósito de ontens, mas tia Gina parece destemida, resoluta a “arrumar” as caixas, ou seja, arrumar o seu passado. Um passado empoeirado que, em princípio, pode atiça a sua renite.

Esqueça – dizem todos. Esqueça as tralhas por causa da renite mas também do passado. Mas a insistência da tia só vai ser vencida quando, subitamente, grita. Por que? Na verdade, ninguém nunca soube exatamente a razão...

Sem dúvida, dizem todos, é melhor não mexer naquilo.

Afinal, se as caixas continuam no quarto dos fundos, perturbadoras e malcheirosas, que lá permaneçam. Continuamos nós com nossas vidas, incomodados, é verdade, mas alheios ao cheiro de mofo do que já passou.


2 comentários:

  1. O que dizer do seu texto, Fábio, adorei! Capturou a essência do primeiro conto, e por conseguinte, do próprio livro. Somente um leitor como você. Obrigada! Uma honra poder fazer parte do seu blog!
    Abraços,

    Vera

    ResponderExcluir
  2. O que dizer do seu texto, Fábio, adorei! Capturou a essência do primeiro conto, e por conseguinte, do próprio livro. Somente um leitor como você. Obrigada! Uma honra poder fazer parte do seu blog!
    Abraços,

    Vera

    ResponderExcluir