sábado, 18 de fevereiro de 2012

GUERRA E PAZ (2)

Colored painting showing Napoleon on a white horse and General Rapp galloping towards Napoleon to present the captured Austrian standards.

O Livro 1 termina com a surra que os russos e austríacos tomaram de Napoleão em Austerlitz. O Livro 2, com suas 600 páginas, começa com Rostov voltando para casa, em Moscou, sendo recebido com entusiasmo pela família. 

Um momento tocante é a morte da princesa Lisa, ao dar à luz. "Eu amava vocês todos, não fiz mal nenhum a ninguém, e o que vocês fizeram comigo? Ah, o que vocês fizeram comigo?", dizia o seu rosto encantador, sofrido e morto. Num canto do quarto, alguma coisa pequena, vermelha, soltava pios e grunhidos nas mãos brancas e trêmulas de Mária Bogdánova. 

Só cinco dias depois o pequeno príncipe Nikolai Andreitch foi batizado. E o príncipe Andrei, arrasado.

Pierre, por sua vez, agora rico, casa-se com Helena, o que se revela uma tremenda estupidez. Acaba se envolvendo em duelos e por fim é apresentado - com entusiasmo - à maçonaria, e se deixa convencer com a conversa do Grande Arquiteto...

Atenção também ao trecho da caçada ao lobo, em 14 de setembro. A descrição do evento rende 30 páginas. Os cães são galgos - e eles dizem que, por isso, não são cães.

Andrei volta à ativa; uma semana depois, (...) era membro do comitê de elaboração do estatuto militar e, algo que jamais esperara, chefe de uma seção da comissão legisladora. Por um pedido de Speránski, ele se encarregou da primeira parte do Código Civil e, com a ajuda do Code Napoléon e Justiniani, trabalhou na elaboração da seção Direitos da Pessoa.


O Livro se encerra com a passagem do cometa de 1811-1812, e a aproximação de Pierre e Natasha Rostova.




Nenhum comentário:

Postar um comentário