sábado, 17 de dezembro de 2011

Conto da semana, de Duncan Bush


Novamente do Best European Fiction 2012, o conto da semana é do escritor Duncan Bush, Bigamia.

Três amigos lêem o jornal pela manhã – o recém-suicidado News of the World. Tony Pye se impressiona com a notícia de um caminhoneiro que tinha duas esposas, duas casas e dois lotes de filhos – quatro com uma, dois com a outra. Por 14 anos, foi pai e marido de duas famílias sem que uma soubesse da existência da outra. Como ele conseguia?

Fácil: era caminhoneiro – ao sair de uma casa poderia falar que estava indo para qualquer lugar: Espanha, Portugal etc.

E se ele se esquecesse e trocasse os nomes das mulheres e dos filhos? E se trocasse as atividades das crianças? Como organizar as contas de cada lar?

A mulher de Tony sabia mais do estado das suas roupas do que ele próprio. Ela certamente perceberia tudo. Portanto, surge a dúvida: ou o sujeito era muito inteligente, como achava Tony, ou as duas mulheres absolutamente estúpidas, na opinião de Mike Buller.

O terceiro amigo, o narrador observa a discussão e fica realmente impressionado.  Ele é noivo de Andrea, mas encontrou alguém num café, e por lá ficou com essa mulher por cerca de uma hora. Ninguém soube desse encontro. Mas Andrea percebeu isso. Ele nem casado é, mas sua noiva consegue perceber exatamente o que se passa com ele...

She was still watching me. I could see the flecks of her eyes. Then her pupils wobbled, and I knew it was fear. And that's when I knew she knew. That second when she wished she hadn't asked, when she got scared that I was going to tell her.

Nenhum comentário:

Postar um comentário