domingo, 25 de março de 2012

Antonio Tabucchi (1943-2012)



Morreu Antonio Tabucchi (1943-2012), em Lisboa. Um dos maiores estudiosos da literatura portuguesa, vivia em Lisboa, e um dos favoritos da Biblioteca. Meu primeiro contato com Fernando Pessoa foi através de seu livro Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa (Rocco, 1996).

Talvez o seu romance mais conhecido seja Afirma Pereira (Rocco, 1995), que deu origem ao filme de Roberto Faenza com uma das últimas participações de Marcelo Mastroianni. O filme conta ainda com Daniel Auteuil (Dr. Cardoso) e Joaquim de Almeida.

Uma nota de Tabucchi ao romance, explicando seu "encontro" com o Dr. Pereira. Um encontro a la Pirandello:

O doutor Pereira visitou-me pela primeira vez numa noite de setembro de 1992. naquela época, ele ainda não se chamava Pereira, ainda não tinha traços definidos, era algo vago, fugidio e incerto, mas já tinha vontade de ser protagonista de um livro. Era somente um personagem à procura de um autor. Não sei por que escolheu logo a mim para ser contado. Uma hipótese possível é que no mês anterior, num tórrido dia de agosto em Lisboa, eu também tinha feito uma visita. Lembro-me nitidamente daquele dia. Pela manhã, tinha comprado um diário da cidade e lera a notícia de que um velho jornalista falecera no Hospital de Santa Maria de Lisboa, e podia ser visitado para a última homenagem na capela daquele hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário