terça-feira, 26 de abril de 2011

A dama do cachorrinho


O vídeo é do filme "A Dama do cachorrinho", de 1960; produção russa (soviética) que comemorou o centenário de nascimento de Anton Tchekov (1860-1904). Esta é a primeira das nove partes. Dirigido por Iosif Kheifits, com Aleksey Batalov (Gurov) e Iya Sawina (Anna Sergueyovna).

Tenho especial carinho pelo gênero conto. E, falando em contos, Tchekov é presença obrigatória. Seus contos são sempre breves; Tchekov cria atmosferas com poucas palavras. Neste sentido, é bem diferente de Tolstoi (que também será presença constante neste blog...). No Brasil, suas peças são encenadas com frequência (Tio Ványa, O Jardim das Cerejeiras, Três Irmãs).

Dmitri Dmitrich Gurov descansa em Yalta. Casado e com filhos, passa a trair a esposa e, após tantos casos sem importância, passa a encarar as mulheres com cinismo. Situação que, claro, irá mudar com a chegada à cidade de uma mulher que passeia com seu cachorrinho - Anna Segueyovna. Após iniciado o affair, ela retorna a S. e ele, a Moscou, e a história parece ter se encerrado. No entanto ...

3 comentários:

  1. Olá, Fábio. Gostei do vídeo. Esse conto de Tchekhov é famoso, não? Ainda não o li, estou começando a conhecer esse autor agora e gosto muito do estilo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim, há uma edição muito boa da Editora34, com tradução direta do russo - A Dama do Cachorrinho e outras histórias. Abraços, Fabio.

    ResponderExcluir
  3. A cultura do amigo Fábio é tão rica quanto à literatura russa (Dostoiévsky, Pushkin, Tolstói, Tchekhov, etc).
    Conheci a Rússia no mês passado e a riqueza daquele país, sua bonita (e bélica) história e a profusão de mulheres bonitas, chamam a atenção.
    Parabéns Fábio pelo blog. Elcio

    ResponderExcluir