Pular para o conteúdo principal

Vidas Provisórias, de Edney Silvestre



Vidas Provisórias
Edney Silvestre
Editora Intrínseca, 2013
240 p.

Depois de dois romances pela Record, Edney Silvestre lança este terceiro pela editora Intrínseca. Abaixo, o booktrailer:



- Quando chegar a Santiago você se vira, com seus amigos comunistas que fugiram para o Chile. Vai dar aula, vai cantar nas esquinas, pede uma pensão de exilado, se vira, Neguinho. E foda-se.

Enfiou o capuz de novo na cabeça do irmão.

Paulo ouviu seus passos saindo da sala, a porta se abrindo e batendo.

Seria a última vez que veria seu irmão, pensava.

Estava enganado.

Paulo é um dos meninos de Se eu fechar os olhos agora; adulto nos anos 70, acaba preso, torturado e finalmente exilado. Mora na Suécia, onde conhece Anna, da Anistia Internacional, mas continua assombrado pelo que viveu no Brasil. Acaba casando e tendo dois filhos, Edward e Joseph. 

Num corte de décadas, a outra personagem é Bárbara - que apareceu em A felicidade é fácil. Exilada, também, mas de outra natureza - está nos Estados Unidos, depois das trapalhadas do governo Collor e da violência que assolava (assola) o país. Ela entra como uma argentina, Bárbara Jannuzzi (sim, nos anos 1990 ficávamos com inveja dos argentinos e seu dolarizado país). Acha que vai estudar; acaba virando faxineira, convivendo com prostitutas brasileiras. E nunca aprende o inglês.

O livro de Paulo e o livro de Bárbara. Os relatos vão se alternando, com uma criativa solução gráfica adotada pela editora. O ritmo, como nos outros livros do autor, é sempre acelerado; Também como nas outras ocasiões, Edney Silvestre usa momentos históricos como pano de fundo; seus capítulos são sempre curtos.. No caso de Bárbara, há ainda Silvio, sujeito que vai definhando devido à AIDS. Ele também está nos Estados Unidos.

A provisoriedade está nesta vida de imigrante - Bárbara é ilegal e, como sempre, não tem coragem de ir à rua, sempre pensando no serviço de imigração. Paulo é exilado - e, para piorar, seu irmão é agente da repressão - sempre temendo um retrocesso. Também tem vários nomes - Nelson, não o almirante, insiste, mas o cantor.

Há a saudade do Brasil - o que obviamente inclui o "sanduíche de lombo com abacaxi do Cervantes, de madrugada, na rua Prado Júnior, em Copacabana, no meio das putas, dos boêmios e dos cineastas"...

As duas histórias irão se encontrar ao final, momentos depois dos ataques ao WTC. Esperamos que seja a indicação de um próximo romance.




Comentários

  1. Tenho esse livro na estante, mas ainda não havia criado coragem para lê-lo. Agora acho vai. lóislerá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.