sábado, 7 de setembro de 2013

Conto da semana, de Edgard Telles Ribeiro

O conto da semana é do escritor e diplomata brasileiro Edgard Telles Ribeiro (1944), que foi publicado na edição de setembro da Words Without Borders e pode ser lido aqui.


Señor Capitán trata de um relato feito por um advogado ao narrador. Ele conta uma história que vivenciou no início de sua carreira de criminalista. Estava numa visita à prisão central quando ouve um grito de uma cela próxima - mataram um dos detentos, que era traficante de imigrantes na rota para a Flórida.

O advogado a meu lado encolhe silenciosamente os ombros. Com o gesto parece dizer: Certas histórias não cabem em palavras. Ainda assim, faz um esforço. Para tornar sua narrativa mais aceitável, afrouxa o nó da gravata e passa a falar devagar, sincero e cansado. Conversamos há algum tempo no bar do hotel. Balançando o copo de conhaque entre os dedos abertos, dispõe-se a contar um episódio vivido em tempos passados, quando ainda morava na República Dominicana, sua terra natal.

Um sujeito cruel ao extremo. Uma morte igualmente brutal. Um sujeito assombrado por um ato cometido no passado - nada muito diferente do que costumava fazer de forma bastante profissional. Diz à menina: Perdóname niña...

E ela responde: Señor Capitán!


Nenhum comentário:

Postar um comentário