Pular para o conteúdo principal

Mendelssohn no telhado, de Jiri Weil

Até ler o romance HHhH, de Laurent Binet, o nome de Jiri Weil não me dizia nada. 

Jiri Weil (1900-1959)

Resolvi ler este Mendelssohn no telhado por me lembrar não apenas de Binet, que estará na FLIP, mas também pelo recente 200º aniversário de nascimento de Richard Wagner. E, também, pelo fato de o autor ter sido praticamente redescoberto por Philip Roth.

Wagner e Mendelssohn - ou melhor, suas estátuas - estão na gênese do enredo. O romance é ambientado na Praga ocupada - o Protetorado - comandada por Reinhard Heydrich, o HHhH de Binet. Para livrar a cidade - que, segundo os nazistas, sempre fora alemã, e que acidental e temporariamente havia sido ocupada pelos tchecos - dos símbolos judaicos, os invasores decidem arrancar a estátua do judeu Felix Mendelssohn, no telhado da Ópera de Praga. O membro da SS Julius Schlesinger é o encarregado para tanto mas, lá chegando, descobre que há uma infinidade de estátuas de outros compositores. Qual a de Mendelssohn? Qual é mais parecida com um judeu? Tenta se lembrar das aulas de ciência racial, e se lembra que o judeu só poderia ser a daquele narigudo, e tenta arrancar a estátua do querido Wagner... Isso irá gerar suspeitas e mesmo paranóia entre os próprios alemães - SS e Gestapo.



O início, portanto, é bastante irônico. Para ser franco, este incidente está entre os mais interessantes e bem-humorados que já li em ficção sobre a Segunda Guerra. Mas não se engane: rapidamente, o romance segue um caminho bastante diferente; o drama da ocupação é evidenciado; as vidas de judeus e/ou tchecos comuns durante a ocupação. A vida e a condição dos judeus encarregados pelos alemães de controlar o gueto - autoridades temidas e odiadas entre os judeus; passíveis de serem mortos pelo mais raso soldado alemão - também são presença constante.

A estrutura deste romance lembra a de um livro de contos. Um romance um tanto relutante, uma sucessão de episódios cuja conexão só fica evidente lá pelo terceiro capítulo. Numa dessas vinhetas, somos apresentados ao Dr. Rabinovich, uma liderança entre os judeus, não sabe identificar Felix (afinal, ele havia abandonado a religião, o que não fazia a menor diferença para os alemães). Mas percebe que está trabalhando em um museu sobre um povo (o seu) que em brave será extinto.

Ao contrário de autores como Primo Levi, Aharon Appelfeld e Elie Weisel, que também trataram do Holocausto, este escritor tcheco é praticamente desconhecido no Brasil. Uma pena.

Comentários

  1. Mais um desconhecido descoberto pela Biblioteca. Pena que os editores brasileiros ainda não façam descobertas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.