sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conto da semana, de Dan Lungu



Dan Lungu (1969) nasceu na Romênia e é o autor do conto A esposa das 7 horas, publicado este ano na série Best European Fiction. É muito conhecido na Europa, e sua obra vem sendo traduzida para diversos idiomas. 

Aqui, um sujeito sai exausto do trabalho, em mais uma sexta-feira; as vendas andam boas,  tudo vai bem. Mas ele não quer ir a lugar algum. Sai do carro e olha para as montanhas. Está ansioso para as 19 horas. Já sente dor de cabeça pelo fim de semana que se avizinha. E, para combatê-la, recorre a Carolina, sua "mulher das 19 horas", um horário sempre reservado para ele. Ele é um bom cliente, afinal, e ninguém poderia lhe tirar esse horário. Ela, inclusive, sempre espera por ele.

Mas não hoje.

Recorre à Renata - ah, você é o cliente das 19, não? Parte, então, para o encontro, digamos, alternativo, que é o que lhe resta.

O sujeito depende de Carolina que, descobre, está para largar esta vida. Em tempos de 50 tons, uma narrativa seca, em que o personagem é absolutamente perdido, sem qualquer expectativa além do encontro das 19 horas. E, com a história, a antologia mostra aspectos menos explorados da Europa moderna...

Um comentário:

  1. Mais um autor descoberto pelo blog, um vasco da gama desbravador não das índias mas da europa desconhecida. E.

    ResponderExcluir