sábado, 20 de abril de 2013

Conto da semana, de Muhsin Al-Ramli


O conto da semana está publicado, em inglês, no site da words without borders. Muhsin Al-Ramli (1967) nasceu no Iraque e vive em Madri, desde 1993. Sua tese de doutorado foi sobre a influência da cultura islâmica em Don Quixote. Seu irmão, o poeta Hassan Mutlak, foi condenado à morte pelo regime de Saddam em 1990. O conto, "A TV de um olho", foi publicado na edição de abril, que se dedica aos 10 anos da guerra e da invasão americana.

A narrativa me fez lembrar alguns filmes do leste europeu...

Aqui, o relato da chegada da televisão numa aldeia do interior do país. O pai do narrador odeia o Sr. Presidente (lógico, Saddam); o regime faz de tudo para que o líder máximo seja conhecido pela população: quando em visita a uma vila curda, as pessoas saíram correndo, sem identificá-lo. Eu sou o Presidente, você não me reconhece? Para cada família, uma TV; para isso, decretou que a eletricidade deveria chegar a toda e qualquer vila ou povoado. Os aparelhos chegavam com uma placa com o nome do presidente, sua foto, a bandeira do país e um apanhado de seus discursos. O pai do narrador, que passa a assistir o odiado presidente todos os dias, acaba morrendo de desgosto.

Mas Al-Ramli se dedica às mudanças decorrentes desta novidade: os velhos, cujas histórias passaram a não mais interessar ninguém; uma mulher que vivia no exterior e que deixou de ser considerada uma celebridade ou mesmo uma referência no povoado (descobriram que tudo o que falava vinha da TV...). O aparelho era coisa do demônio - ou seria aprovado por Deus que, afinal, queria provar seus fiéis? As mulheres cobriam o rosto por estarem diante de homens estranhos - na tela.

O imã da mesquita era o grande opositor - como as pessoas de dois olhos se deixavam guiar pela TV, de apenas um? E, como num lugar que conheço, as pessoas começavam a dar os nomes dos filhos de acordo com o que assistiam - Tarzan, Rambo. A fatwa estava para ser decretada, mas eis que ele muda de ideia - segredo que sua primeira esposa irá revelar ao final, de forma surpreendente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário