Pular para o conteúdo principal

No One is Here, Except All of Us, de Ramona Ausubel


No One is Here Except All of Us book cover

No One is Here Except All of Us
Ramona Ausubel
Riverhead Books



A dica desse livro saiu no blog da Absynthe; li na versão Kindle. 

A autora, americana do Novo México, se inspirou nos relatos de sua avó romena. Nos Cárpatos, ao norte da Romênia, nove famílias vivem em Zalischik. Quem nos narra a história é Lena, de 11 anos, filha mais nova de um casal que planta repolhos. Eles vivem isolados do resto do mundo.



Em 1939, com o início da guerra, os adultos ficam apreensivos. Na noite de 3 de setembro, encontram uma mulher às margens do rio - essa mulher será sempre chamada de "estranha" - que relata os horrores que presenciou -  seu vilarejo arrasado do mapa; seus pais, irmã, marido e filhos assassinados, com requintes de crueldade.

O pânico aumenta, e surge então a ideia que irá agradar a todos: refundar o mundo. Como se fizéssemos um "control-alt-del", e tudo começasse novamente. Isso ocorre nas primeiras páginas, enquanto os habitantes acompanham a leitura do Genesis. A população faz uma força tremenda para realmente acreditar nisso.

Assim, acatando a ideia de Lena, negam qualquer relação com o mundo exterior; ignoram tempo e história. Empregos, maridos, uma criança é "realocada". Vivem por alguns anos nesse idílio.

Algumas oportunidades não podem ser desperdiçadas: umas mulheres trocam de maridos. Lena é "dada" como filha para os tios - e é interessante ver como ela é obrigada a virar (mais) criança, e rapidamente se tornar uma jovem noiva, para que a nova mãe, Kayla, quer "sentir a maternidade". Ela sempre estará em contato com seus quatro pais. Ela se casa com um sujeito, tem dois filhos (os primeiros a nascer no novo mundo...). Igor, porém, é incapaz de suportar o fardo da paternidade. 

A primeira parte do romance tem esse tom de fantástico; a vila consegue permanecer alheia à guerra. O celeiro se torna um templo; no teto é pintado um céu estrelado. Esse lado fantástico, em tom de fábula, lembra A Noiva do Tigre de Tea Obreht (e, como este, é o seu romance de estreia, mas bastante superior). As cabras, os casamentos, o vilarejo - tudo lembra (como muitos críticos notaram) as imagens de Chagall.


Mas, obviamente, isso não duraria para sempre. A "estranha", ficamos sabendo, acompanha as notícias do "velho mundo" pelo rádio. E, quando a guerra finalmente chega aos habitantes do "novo mundo", o marido é imediatamente feito prisioneiro - outro momento interessante é sua relação com Francesco, que o capturou.

A partir daí, a história toma outro rumo. Um realismo nada fantástico; já não há aquele tom de fábula. O destino dos filhos (Solomon, o mais velho, e seu irmão, "The Beautiful Baby") é terrível, como também o da população do vilarejo, dizimada e metralhada ou desaparecida no rio.

E essa habilidade em caminhar entre duas formas, a fábula e o realismo, tão diversas de contar uma história trágica, é o grande achado da autora, além de uma prosa bastante refinada:

 "I felt like a vessel, the container itself meaningless, yet into it people kept pouring ashes, tears, blood, and calling me holy. As much as I wanted to explain the mistake, I knew they would brush me aside. A person who wants to believe lives in a world full of proof."







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.