sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conto da semana - Lucian Dan Teodorovici


O romeno Lucian Dan Teodorovici nos brinda com o conto da semana - Caça aos Gansos, em português. Foi o conto selecionado por Hemon para a edição de 2011 de sua antologia BEF.


O narrador é uma criança que vive no interior da Romênia, onde romenos e ciganos vivem fisicamente próximos mas com temores mútuos. Um dos orgulhos do menino é o fato de o seu avô ser o único do vilarejo a não temer os ciganos - afinal, ele é o condutor de trem, próximo de sua aposentadoria, é verdade, mas a posição lhe confere um tremendo status diante de ambas as comunidades.

Na história, sete gansos da família do garoto desaparecem, e há suspeitas de que o furto foi praticado pelos ciganos. O corajoso avô, então, vai até o acampamento - o menino, claro, vai junto, ainda que contra a vontade do avô.

Lá, descobre que o avô tem vários amigos. Ele os deixava viajar de trem sem bilhete, por exemplo. Mas, apesar de tudo, fica evidente a tensão entre os dois grupos. O filho do "velho cigano", uma autoridade local, furtou os animais. Será castigado com rigor. É a justiça cigana, bem diferente daquela exercida pela milícia dos romenos - o ladrão, por exemplo, terá que trabalhar por quatro dias para o condutor. Há ainda um homem espancado pela acusação de adultério - a mulher será enforcada pelo próprio marido...

No final, o avô leva de volta cinco dos sete gansos - os outros foram comidos (afinal, ninguém sabia que os animais eram justamente do avô condutor...). O conto realça justamente a diferença entre os dois mundos sob a ótica do menino e o estranhamento que toda a situação lhe causou. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário