sábado, 14 de abril de 2012

Conto da semana, de Naja Marie Aidt



Uma descrição quase idílica de um casal e seu filho de seis anos em viagem pelas colinas ao norte da Dinamarca subitamente se revela uma história sombria. Em Bulbjerg (algo como colina), essa transformação é mostrada por Naja Marie Aidt (abaixo, a leitura que faz de trechos do conto, em inglês sem legendas). A autora, dinamarquesa, nasceu na Groenlândia e atualmente vive em Nova York.

O narrador é o marido. Está com sua esposa, Anne, e seu filho adotivo Sebastian – Seba.  Mas o que parece um momento bastante ordinário na vida do casal vai sendo desfeito pelo marido – que começa, subitamente, a falar de Tine, irmã de Anne e amante do cunhado. O que parece uma descrição própria de comercial de margarina começa, então, a adotar outro estilo, agora com detalhes sexuais – ele prefere a performance da cunhada... E essa mudança, em termos formais, de como a história nos é contada, é o ponto central da narrativa.

No entanto, não deixa de ser carinhoso com Anne, ainda que não tenha muita paciência com o filho. E, à medida em que o texto avança, tudo se torna cada vez mais obscuro. O narrador, por fim, conta-nos como conheceu Anne; Seba sofre um grave acidente e, depois, o narrador confessa a traição. 

No final do conto, uma surpresa - descobrimos a origem do nome do filho adotivo do casal. O início calmo da história dá lugar a uma violenta discussão, com a entrada deste novo personagem. 

Mais uma narrativa que integra a edição BEF, desta vez de 2010. Já há, também, previsão de lançamento da edição de 2013, para outubro próximo. Fonte segura de muitos bons e surpreendentes contos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário