Alguns historiadores dizem que, em 1491, o frei João Peres de Marchena contou à rainha Isabel de Castela que Colombo já havia estado nas Índias... isso teria decidido a questão em favor do navegador, e a Espanha acabou patrocinando a “primeira” viagem à América. Será que isso, de fato, ocorreu? Sabe-se que os vikings, por exemplo, já estiveram na América do Norte lá pelo ano 1000. Mas o próprio Colombo teria se antecipado à viagem oficial?
O conto da semana é do porto-riquenho Luis López Nieves, e integra a Antologia Pan-Americana organizada por Stéphane Chao. É O Grande Segredo de Cristóvão Colombo.
O conto trata dos dias 11 e 12 de outubro de 1492, que mudariam totalmente o curso da História. Nieves inicia o texto de forma bem tradicional; quase uma descrição da viagem – inclusive os horários de diversos acontecimentos. Somente nos últimos três parágrafos, vemos o tal segredo...
Ao ver as criaturas que irrompiam de repente na praia, os marinheiros se alarmaram e correram para procurar suas espadas. Dom Cristóvão Colombo se aproximou com pressa, ordenou a calma entre seus homens e em seguida caminhou lentamente até os índios assustados. Quando passou diante deles, os jovens o olharam com estranheza, mas o velho, apoiado no braço de um dos rapazes, ajoelhou-se com grande esforço. Depois abaixou a cabeça em sinal de respeito e disse a dom Cristóvão Colombo em voz baixa, em língua que nenhum espanhol conseguiu compreender:
- Mestre, finalmente retornastes!
Comentários
Postar um comentário