sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conto da semana, de Lydia Davis

Já falamos dos contos de Lydia Davis e de sua passagem por Paraty. Ela também é tradutora - já tendo trabalhado em romances de Flaubert e Proust. Em Kafka prepara o jantar, afirma, fiquei imaginando o que o Kafka sofreria ao tentar preparar uma refeição em casa.

Encho-me de angústia à medida que se aproxima o dia em que minha querida Milena virá jantar. Não consigo sequer escolher o que lhe servir. Não fui ainda capaz de enfrentar a ideia, só consegui revoar em torno dela, como uma mosca em torno da luz, queimando a cabeça.

Tenho medo de ficar só com salada de batata, o que para ela já não é surpresa. Não posso deixar que isso aconteça.

Em todo o conto, fica evidente a ansiedade e a confusão mental em que se encontrava o escritor tcheco. É interessante, também, como que sua vida é repertório para grandes narrativas breves, como este conto de Kirill Kobrin.

Lydia afirma que busca sua ficção das situações mais estranhas. Numa entrevista à Revista Época, faltou sobre a origem deste conto:

Eu estava preparando um jantar francês para amigos uma noite dessas quando pensei: nossa, é muito difícil cozinhar para uma ocasião especial. Como Kafka enfrentaria a situação? Assim comecei “Kafka prepara o jantar”. Mas fui além. Fui atrás da correspondência dele com Milena (sua namorada). As cartas confirmaram o que eu já pensava dele: um sujeito muito estranho, em estado permanente de hesitação. No conto, procurei imitar o próprio estilo de Kafka em suas cartas.

A prosa de Lydia tem muito de Kafka, sobretudo nos contos mais curtos.


 

Um comentário:

  1. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir