sábado, 9 de março de 2013

Conto da semana, de Tania Malyarchuk

Este é o segundo conto de Tania Malyarchuk (1983) - no ano passado, li O Demônio da Fome. Desta vez, o conto da semana foi gentilmente enviado pela própria autora - Canis Lupus Familiaris. Em inglês, pode ser lido aqui. 

Sim, este é o nome científico do nosso cão. Dois personagens: a funcionária da autoridade habitacional local e  você, leitor, que tenta resolver um problema: o elevador do seu prédio não funciona já há mais de três meses. E você mora no nono andar. 

E você então se dirigie à funcionária do escritório nº 17, a sra. Elvira Volodymyrivna. Sugestivamente, como ficamos sabendo, às vezes ela coloca os óculos, "para ver você melhor"... 

Mas você está irritado com a burocracia de sua cidade - e o despeito de Elvira, que te ordena esperar do lado de fora (ainda que não haja ninguém no escritório ou mesmo à sua espera). Seu único alento (lembre-se: a autora, e consequentemente você, está na Ucrânia) é que talvez, dentro de vinte anos, vocês serão admitidos na União Europeia...

Burocracia por burocracia, descobre-se como Brasil e Ucrânia podem ser semelhantes... mas  depois de ouvir sua reclamação, Elvira te devolve uma pergunta que irá deixá-lo atordoado.  e o que você fez nesses três meses? E a explicação do título está certamente nesta mudança que você irá sofrer a partir daí.

Outro aspecto interessante é a inacessibilidade de Elvira - todos a respeitam e por isso mesmo a evitam; somente os desavisados ou quem realmente não a conhece se dá ao trabalho de procurar tão distinta senhora. E Tania Malyarchuk mantém a boa e velha tradição dos autores do leste europeu em contar, num texto simples e direto, situações cotidianas do cidadão diante da autoridade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário