sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Conto da semana, de Bernard Comment

Bernard Comment (1960) é o autor do conto da semana, Um filho, que integra a edição de 2013 da BEF. O suíço traduziu para o francês diversas obras de Antonio Tabucchi. 


Neste conto, somos apresentados ao narrador, que está às voltas com o funeral de seu pai, de quem nunca foi próximo, pelo contrário: ao longo da narrativa, há um permanente estranhamento em relação a tudo que lhe diga respeito. Não são agradáveis as lembranças de sua infância. - a vontade de sua mãe em ter um filho (ele) acabou por matá-la ainda muito jovem - poucos meses depois, estava grávida. Seu presente, seu destino.

O narrador, por exemplo, quer ler jornal - a parte de esportes, de política - mas acha que irá pegar mal estar no funeral com um jornal no bolso. Por alguma razão, me lembrou o estrangeiro de Camus...

As páginas são repletas desses pensamentos - a "ação" do conto - mas há também a intervenção do tabelião, que está lá para organizar tudo, inclusive a distribuição dos bens. O agente entrega ao narrador a chave da casa de seu pai.

E é o tabelião quem irá telefonar com uma notícia: o pai havia feito testes - você era muito pequeno, foi quando você ainda vivia com ele, e esses testes, como poderei dizer, mudam completamente as coisas.

De alguma forma, começamos a pensar que a notícia servirá ao menos para ajudar a explicar essa distância entre o narrador e o seu pai, e eis que o mesmo tabelião conta-lhe algo que muda novamente a história... e Comment trabalha muito bem com essa surpresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário