sábado, 16 de fevereiro de 2013

Conto da semana, de Mike McCormack

Mike McCormack (1965) é o autor do conto da semana, To One Mind, da Best European Fiction 2013. 


Mike McCormack_Peter Kelly_photo

John leva o filho, Jamie, para um evento escolar, mas chega quinze minutos depois do ônibus partir. Desolados, ambos estão em silêncio no carro, voltando para casa. Como bem sabe o narrador - e qualquer pessoa na mesma situação -, um acontecimento desta natureza para um menino de oito anos adquire proporções catastróficas. 

Mas Jamie vai além; ele começa a falar que, no dia em que o pai estiver sentado nas galerias da corte, aguardando a sentença do júri, ele se perguntará o que deu errado. Sem entender nada, o pai acaba aos poucos descobrindo que Jamie já está se vendo como um assassino em potencial. Afinal, segundo ele, são vários os indicativos: ele é filho de pais separados (quando ele tinha apenas três anos de idade). Vem de um lar partido e até agora, aos oito, ainda acorda com a cama molhada...

Além da separação dos pais e do fato de ainda fazer xixi na cama, falta apenas um terceiro elemento para se enquadrar como um autêntico serial killer: sofrer abuso dos pais.

Logo, para completar o meu perfil, eu preciso de uma surra. E é aí que você entra - diz ao pai, absolutamente perturbado com o desembaraço e racionalidade com que o filho fala do assunto - e a capacidade de argumentação, que toda pessoa com filhos sabe o que significa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário