Pular para o conteúdo principal

O teu rosto será o último, de João Ricardo Pedro


O teu rosto será o último
João Ricardo Pedro
Leya, 2012
208 p.

Diz a orelha da edição portuguesa que, na primavera de 2009, em consequência do carácter caprichoso dos mercados, achou-se com mais tempo do que aquele de que necessitava para cumprir as obrigações do quotidiano. Num acesso de pragmatismo, começou a escrever. Bota pragmatismo nisso. Desempregado e sem nunca ter escrito nada, iniciou esse romance que levou o Prêmio Leya de 2011 e, de quebra, 100 mil euros.

Num grande romance de estreia, João Ricardo Pedro (1973) traça uma narrativa absolutamente não cronológica, de três gerações de uma mesma família, os Mendes, envolvida com a ditadura de Salazar e a guerra colonial. O ponto de partida é 1974, mas o romance não trata disso.

Augusto, Antonio e Duarte - os três Mendes. O amigo do velho doutor Augusto, Policarpo, que lhe escreveu cartas por toda a vida, era um viajante que caiu no mundo. Parou em Buenos Aires,

Sendo um amante da liberdade, não deixava de ser curioso que Policarpo tivesse acabado por se estabelecer num país sujeito a uma ditadura militar. Nessas cartas de Buenos Aires, cuja primeira datava de agosto de mil novecentos e sessenta e nove, Policarpo não fazia qualquer referência à situação política da Argentina, nem relatava coisas extraordinárias das quais tivesse sido o protagonista. Nem encontros com figuras de dimensão planetária. Eram pequenas histórias. A maior parte delas acerca de clientes do seu hotel: jogadores de futebol coxos, prostitutas sem clientes, toureiros maricas, músicos surdos, banqueiros falidos, pintores daltônicos ...

Augusto Duarte foi médico por quarenta anos e ofereceu seu olho de vidro a Celestino; Antonio foi às colônias; Duarte vive em Queluz. Duarte é o fio condutor da história e o seu protagonista. Pianista excepcional que abdica de seu talento, para tristeza de sua mãe e dos seus professores. Um mistério para todos - todos que nunca conheceram ou ouviram falar de Joseph Castorp.

Pode-se dizer que se trata de um romance em contos. Os capítulos assim se parecem, mas não se deve esquecer: estamos diante de uma narrativa única; é preciso avançar para descobrir a teia que se forma, a história dos Mendes. Tudo faz sentido, mas alguma coisa se perde pelo caminho - como, por exemplo, o motivo pelo qual Celestino perdeu o olho.

O capítulo mais comentado - e não estranhem se um dia ele aparecer numa antologia de prosa - é o "minha mãe e o fim da União Soviética" (p. 129). Frases muito curtas. Repetições. Para quem se acostumou a associar a prosa portuguesa à de Saramago, algo totalmente diferente:

Sentaram-se em frente da televisão. O filho a torcer pela Holanda. Ela a torcer pela União Soviética. O marido a torcer para que alguém se aleijasse, para que houvesse invasão de campo, para que viessem os tanques de Moscovo, para que fossem a penaltis e falhassem todos para sempre, o resto da eternidade e a marcarem penaltis e a falharem, ao fim de não sei quantas hora, as pessoas a abandonarem o Estádio Olímpico de Munique, as televisões  a interromperem as transmissões em direto, e os jogadores, abandonados no relvado, a falharem penaltis. (...) Setenta anos de socialismo científico, de ditadura do proletariado, de democracia avançada e nem a merda de um campeonato da Europa, admitiu ela. 

Sim, o fim da União Soviética é sacramentado pelo gol de Van Basten na final da Euro 1988. Estranho, aliás, como os brasileiros usam pouco o futebol na ficção. Um romance que passa pelo futebol, mas também por Bruegel, por Mozart, Beethoven e Bach. O ponto alto do livro, aliás, é quando surge o quadro de uma mulher de lenço azul na cabeça, que só tinha uma perna e caminhava com a ajuda de duas muletas. 

O livro está saindo no Brasil, pela Leya daqui, na coleção Novíssimos. Vale conferir. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.