quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgakov

Há quem considere O mestre e Margarida, do ucraniano soviético Mikhail Bulgákov (  -  ) o melhor romance russo do século XX. Acabo de lê-lo, na edição de 2010 da Alfaguara, traduzida do russo por Zóia Prestes. Agora, terminada a leitura, descubro que a 34 vai lançar uma outra tradução, do Irineu Franco Perpétuo.

A história de Woland (o Diabo) e seu séquito, composto por um gato preto (Behemoth), um sujeito com pince-nez (Koroviev), um caolho (Azazello) e uma ruiva nua (Hella) que aparecem na Moscou stalinista de 1929 (o diabo nunca esteve tão à vontade como quando passou por lá) é objeto de culto em várias parte do mundo. A ponto de o apartamento do autor, onde se passa a história, ser objeto de peregrinação e culto até hoje. A história também acompanha o julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos.

Moscou se torna uma cidade insegura com a chegada de Woland. O primeiro a sofrer é Berlioz, presidente de uma associação de escritores (uma associação do regime, diga-se), decapitado por um trem em circunstâncias no mínimo estranhas... Os escritores oficiais, diga-se, passam o tempo em picuinhas. O que menos fazem é... escrever...


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Elena Gracheva, Rússia, 2015

Uma forma interessante de ler o livro é aproveitar os diversos sites que se dedicam a identificar os locais por onde a história se desenvolve. 


Outro: uma coleção com 75 capas do romance, que podem ser vistas aqui.

O livro foi escrito na década de 1930, no auge do terror stalinista; teve seus originais queimados pelo próprio autor e só foi publicado muito após a sua morte, em 1966.

Um dos livros mais divertidos que já li e que influenciou escritores como Salman Rushdie (Versos Satânicos) e até mesmo músicos como Franz Ferdinand (seu Love and Destroy é baseado no vôo de Margarida). 






.

4 comentários:

  1. Mestre e margarida. Um filme razoave, dirigido por Alex Petrovick (1972) e uma miniserie excepcional dirigida por Bortko (2005). Bortko é o grande diretor sovietico que tem tambem a melhor versao de livro de Bulgakov: Coração de cachorro (1988). Tudo no You Tube, legendado

    ResponderExcluir
  2. O cinema tem em Bertko o grande diretor de obras de Bulgakov: O Mestre e margarida, seriado de 2005 e Coração de cachorro (melhor que o mestre) de 1988. Um outro filme baseado no mestre é de Alex Petrovick,1972. Tudo no You Tube e legendados

    ResponderExcluir
  3. Coração de cachorro (Heart's dog) tambem na Amazon para kindle

    ResponderExcluir
  4. Ainda Bortko: tres de seus filmes tem trilha sonora do maestro Igor Korneliuk, magistral compositor nos filmes: Mestre e Margarida, Tarass Bulba e O Idiota (tambem seriado). Todos no You Tube legendado.

    ResponderExcluir