Pular para o conteúdo principal

The Silk Roads: A New History of the World, de Peter Frankopan



Resultado de imagem para peter frankopan silk roads
The Silk Roads: A New History of the World
Peter Frankopan
Bloomsbury Publishing

Lançado em 2017, esse livro de Peter Frankopan permanece inédito no Brasil. Não sei se alguma editora irá publicá-lo por aqui - fica a sugestão/pedido. Li, obviamente, pelo Kindle, mas merece um lugar na estante.

É comum nos depararmos com "novas histórias", novas visões, mas raramente percebemos o "novo". Frankopan, por outro lado, acerta em cheio. Especialista em Bizâncio e na Ásia Central, ele simplesmente conta a história do mundo a partir daquilo que viemos a chamar de "Rotas da Seda", abandonando uma visão mais eurocêntrica. Afinal, escreve, a Ásia Central é o lugar onde os impérios foram criados". 

O Império Persa, por exemplo, se sobressai, por volta do século VI a.C, expandindo-se até o Himalaia, o Mar Egeu e o Egito. Segundo ele, quando pensamos em globalização como algo do século XXI, ignoramos esse "pequeno detalhe" - há mais de 2000 anos, foi um fato, que criou oportunidades, gerou problemas e alavancou um progresso tecnológico notável. 

As religiões também são estudadas - em especial, as relações iniciais entre Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Por outro lado, o avanço dos mongóis (que atacaram a China, Bagdá e avançaram pela Europa) e a Peste Negra estão intimamente ligados - e Frankopan enxerga nesse conjunto de fatos o início de uma mudança no eixo do poder europeu, que se desloca do Mediterrâneo.

Com a Peste, a população diminuiu drasticamente, os salários aumentaram na mesma proporção (mão-de-obra escassa, afinal), os camponeses e trabalhadores urbanos aumentaram o seu poder em relação aos proprietários de terra. Houve uma redistribuição de riquezas no continente. Por outro lado, aumentou a demanda por artigos de luxo. As transformações advindas da Peste Negra formaram a base para a ascensão da Europa do Norte e Ocidental.

Por outro lado, países que estavam longe de Constantinopla passaram a ter um protagonismo inesperado, com as descobertas e as conquistas coloniais da Espanha e de Portugal. Essas províncias longínquas, que estavam "do lado errado do Mediterrâneo" agora se transformam em potencias globais, afetando drasticamente as rotas da Ásia Menor para as cidades italianas, cuja decadência se acentua. 

Com a fundação de Manilla, nas Filipinas, "a primeira cidade global", diz Frankopan, é possível conectar América e Ásia sem passar pela Europa. E depois a crise da Espanha e o surgimento de uma nova potência, a Inglaterra, e por aí vai. Frankopan chega até os dias atuais, do início do século XXI...

Enfim, é impossível enumerar as passagens e os enfoques estudados por Frankopan que, na melhor tradição da língua inglesa, nos oferece um livro de alta qualidade num texto extremamente agradável de se ler. Mas talvez dê para colocar esse The Silk Roads nos seguintes termos: uma história do mundo a partir do comércio, tão antigo quanto a própria civilização. 

Imperdível. Que alguma boa editora traga esse livro para cá.

Atualização (2020): a Editora Crítica publicou com o título "O Coração do Mundo - uma nova História Universal a partir da Rota da Seda: o encontro do Oriente com o Ocidente", com traduçãode Luís Reyes Gil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.