Pular para o conteúdo principal

A sombra da rota da seda, de Colin Thubron

Resultado de imagem para colin thubron a sombra da rota da seda
A sombra da rota da seda
Colin Thubron
Tradução de Otávio Albuquerque
L&PM
408 páginas


Centenas de motivos incitam sua partida. Entrar em contato com novas identidades humanas, preencher um mapa em branco. A noção de que este é o coração do mundo. A busca pelas formas multifacetadas da fé. Você viaja porque ainda é jovem e quer viver aventuras e ouvir o som das suas botas pisando na terra. você viaja porque é velho e precisa entender alguma coisa antes que seja tarde demais. Você viaja para ver o que pode acontecer.

Ainda assim, seguir a Rota da Seda é como seguir um fantasma. Essa trilha se estende pelo coração da Ásia, mas oficialmente não existe mais, tendo deixado para trás apenas marcas de seu frenético ápice: fronteiras forjadas, povos não catalogados. As estradas se bifurcam e se perdem em desvios por toda parte. Não há um só caminho, mas inúmeros, formando uma teia de opções. A que escolhi se estende por mais de 11 mil quilômetros e tem alguns trechos perigosos.

Nada mais lugar-comum que o sujeito que, na infância, lia todas as versões disponíveis do Livro das Maravilhas do Marco Polo e sonhava em ser jornalista da National Geographic ou membro da equipe do Jacques Cousteau, terminar advogado. O que nos resta, portanto, é ler a literatura de viagens disponível.

Já falamos de Philippe Valéry e seu Par les sentiers de la soie: a pied jusqu'en Chine. Um livro muito bem editado na França e que, infelizmente, ainda não apareceu por aqui. Mas eis que descubro, como quem não quer nada, este livro do britânico Colin Thubron, escrito em 2006 e somente agora publicado no Brasil, pela L&PM.  O trajeto percorrido não é o mesmo de Valéry (que passou pela Bulgária, Turquia europeia, Geórgia e Armênia).

A Rota da Seda é, como diz Thubron, um emaranhado de rotas, que ligaram o Império do Meio ao Mediterrâneo. A seda foi uma das grandes moedas de troca de caravanas de árabes, persas, ugures, chineses, indianos e, séculos mais tarde, europeus.

Segundo a lenda, foi Lei-tzu quem descobriu a seda. Enquanto andava pelo seu jardim, ela teria reparado em uma estranha lagarta que devorava folhas de uma amoreira. Durante vários dias, ela ficou observando enquanto a criatura fiava uma linha dourada, e imaginou que aquela deveria ser a alma de algum ancestral. Em seguida, Lei-tzu viu a lagarta se fechar e pensou que ela tinha morrido - até uma mariposa emergir do casulo. Enquanto brincava intrigada com esse manto recém-descartado, a imperatriz o derrubou por acidente no chá. Em seguida, ela pegou o casulo amolecido e começou a desfiá-lo, ficando cada vez mais maravilhada, até chegar a um longo e reluzente fio de seda. Tempos depois, ela se tornou professora, ensinando a tecelagem e a criação da misteriosa lagarta.

Thubron tem extensa obra publicada, não só de suas viagens (Damasco, Sibéria, Ásia Central), como também na ficção (escreveu alguns romances). Percebemos essa desenvoltura num texto extremamente agradável e fluido, sem prescindir de informações exatas. Ele consegue falar com desenvoltura o mandarim e o russo, o que já o coloca como um observador privilegiado. 

Resultado de imagem para colin thubron

Partindo de Xian, ponto final (do ponto de vista ocidental) da rota, capital da China por séculos e berço da dinastia Chin (lá está o exército de terracota), Thubron mistura informação histórica precisa e um toque pessoal quando se depara com as questões, digamos, mais atuais. Passa por cidades que, hoje, são verdadeiros desastres ambientais ou estão em ruínas por guerras. E por situações de alta periculosidade, não apenas pelos conflitos bélicos, mas também por burocracias herdadas dos soviéticos e epidemias pós-soviéticas. Estava na China quando a SARS (síndrome respiratória aguda grave) se alastrava pelo norte do país. Como um viajante (e não um turista), passou por situações bastante delicadas, como uma quarentena num posto fronteiriço, de onde foi liberado, segundo suas próprias palavras, porque temiam que ele (afinal, um inglês conhecido no mundo todo) morresse por lá...


Passa por Zhangye, cidade natal de Kublai Khan, atravessa a Ásia Central (Quirquistão, Uzbequistão, Afeganistão, onde é obrigado a interromper a viagem, que somente seria completada no ano seguinte, na mesma estação). Passa por cidades como Bucara e Samarcanda, que uma rápida pesquisa no Google Maps nos acomete de uma  inveja quase incurável. Atravessa o Irã - onde a distância entre Oriente e Ocidente fica mais evidenciada, principalmente quando o autor conversa com jovens iranianas - uma mistura de ressentimento e desejo pelo Ocidente. Na Turquia, chega a Antioquia, já no Mediterrâneo, o ponto final do trajeto.

Uma leitura obrigatória para gosta de viagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto da semana, de Italo Calvino

O conto da semana é novamente de Calvino – Quem se contenta – e integra Um General na Biblioteca : Havia um país em que tudo era proibido. Ora, como a única coisa não-proibida era o jogo de bilharda, os súditos se reuniam em certos campos que ficavam atrás da aldeia e ali, jogando bilharda, passavam os dias. E como as proibições tinham vindo paulatinamente, sempre por motivos justificados, não havia ninguém que pudesse reclamar ou que não soubesse se adaptar. Passaram-se os anos. Um dia, os condestáveis viram que não havia mais razão para que tudo fosse proibido e enviaram mensageiros para avisar os súditos que podiam fazer o que quisessem. Os mensageiros foram àqueles lugares onde os súditos costumavam se reunir. - Saibam – anunciaram – que nada mais é proibido. Eles continuaram a jogar bilharda. - Entenderam? – os mensageiros insistiram – Vocês estão livres para fazerem o que quiserem. - Muito bem – responderam os súditos – Nós jogamos bilharda. Os mensagei

Conto da semana, de Jorge Luis Borges - Episódio do Inimigo

Voltamos a Borges. Este curto Episódio do Inimigo está no 2º volume das Obras Completas editadas pela Globo. É um bom método para se livrar de inimigos: Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava na minha casa. Da janela o vi subir penosamente pelo áspero caminho do cerro. Ajudava-se com um bastão, com o torpe bastão em suas velhas mãos não podia ser uma arma, e sim um báculo. Custou-me perceber o que esperava: a batida fraca na porta. Fitei-o, não sem nostalgia, meus manuscritos, o rascunho interrompido e o tratado de Artemidoro sobre os gregos. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Temi que o homem desmoronasse, mas deu alguns passos incertos, soltou o bastão, que não voltei a ver, e caiu em minha cama, rendido. Minha ansiedade o imaginara muitas vezes, mas só então notei que se parecia de modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Deviam ser quatro da tarde. Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse. - Pensamos que os anos pa

Conto da semana - Saki

O conto da semana é   A Porta Aberta , de Saki, ou melhor, Hector Hugh Munro (1870-1916). Saki nasceu na Índia; o pai era major britânico e inspetor da polícia de Burma. O autor morreu no front francês durante a I Guerra. Já havia falado dele num post sobre a coleção Mar de Histórias , de Ronai e Aurélio, bem como um curta nacional. Ele está no volume 9. Mas apenas mencionei este conto, de cerca de cinco páginas. O vídeo acima é uma produção britânica de 2004 com Michael Sheen (o Tony Blair do filme "A Rainha") como Framton Nuttel, e Charlotte Ritchie como Vera, a menina de cerca de quinze anos que "faz sala" enquanto sua tia não chega. E começa a contar ao visitante sobre a terrível "tragédia" que se abateu sobre a tia, a Sra. Sappleton. O conto é um dos mais famosos de Saki, conhecido por tratar do lado cruel das crianças.