domingo, 12 de novembro de 2017

A noite da espera, de Milton Hatoum

Resultado de imagem para milton hatoum a noite da espera
O Lugar mais sombrio: A noite da espera
Milton Hatoum
Companhia das Letras
216 páginas


Grande surpresa ao receber A noite da espera, o primeiro dos três volumes de O lugar mais sombrio, que marca o retorno de Milton Hatoum ao romance, após um intervalo de nove anos. Já havia lido Dois Irmãos logo após o seu lançamento, em 2000 ou 2001.

Apesar de a história se passar também em Paris e em São Paulo, o cenário, ao menos neste primeiro volume, é a Brasília do início dos anos 70, uma cidade com pouco mais de dez anos de fundação e ainda um imenso deserto. Martim muda-se com o pai (Rodolfo)  para a capital, após a separação traumática e, até o momento, não explicada, deste com a mãe, Lina. Pai e filho mal se falam.

Martim está relembrando esses tempos, agora já vivendo em Paris.

Como Martim, o autor morou na capital por alguns anos para estudar arquitetura, curso inexistente na sua Manaus. Acabou estudando na USP. Como Martim, foi detido pela polícia e passou uma noite preso em Brasília - foi ameaçado mas não torturado, diz, após deixar claro que ouviu gritos de tortura. Mas Miltom nega que Martim seja seu alter ego. A entrevista pode ser lida aqui (Veja).



Os próximos volumes serão lançados em 2018 e 2019. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário